terça-feira, 29 de dezembro de 2015

#Resenha 7 - Por lugares incríveis.

Título: Por Lugares Incríveis
Autora: Jennifer Niven
Editora: Seguinte
Ano: 2015
Páginas: 336


Por lugares incríveis conta a história do Finch e Violet, Finch é um garoto peculiar, na escola é taxado como aberração por não se encaixar nos padrões julgados corretos, tem um família com certos problemas e que não dão tanta importância para ele. Já Violet é uma garota que precisa lidar com perda de sua irmã, com alguns traumas que carrega desde o dia do acidente, onde ela mesma diz que foi “poupada”.

Será que hoje é um bom dia para morrer? Esse é o questionamento que Finch faz todos os dias quando acorda. Ao subir na torre do sino de sua escola ele se depara com Violet Markey a um passo de se jogar lá de cima, surpreso ele ajuda a mesma a sair do parapeito da torre.

Depois desse episódio e da falha na tentativa de suicídio, os dois começam uma história juntos, ambos com decepções, dores de coisas que lhes aconteceu no passado e esperança de dias melhores. Até que numa aula de geografia o professor que leciona a matéria propõe a eles um projeto em duplas onde eles teriam que visitar lugares históricos da cidade onde vivem, Finch não pensa muito e escolhe Violet com parceira de “andanças”.

Gente é tão difícil de falar desse livro, sério! A história vai sendo narrada do ponto de vista dos dois, um capitulo com a Violet e outro com Finch e assim vai acontecendo as coisas no decorrer do livro. Mostra a forma como os dois vão superando suas dores, como os dois se apaixonam, as coisas que acontecem com eles durante as andanças. As frases do livro tocam tanto que você tem vontade de marcar todas com post-it e ficar relendo-as todas as horas do dia. As coisas vão acontecendo e a autora faz você se apaixonar pelos dois jovens, eu particularmente me identifiquei muito com o Finch, até que algo muito chato acontece, e você fica sem chão, sem reação. Mas o mais importante é a mensagem que o livro nos deixa: Não podemos julgar as pessoas, precisamos aceita-las como elas são, não sabemos as dores que elas carregam, nem as coisas pelas quais ela passou.




“E se vida pudesse ser assim? Só as partes felizes, nada das horríveis, nem mesmo as minimamente desagradáveis. E se a gente pudesse simplesmente cortar o ruim e ficar só com o bom?”

 “O que percebo agora é que o que importa não é o que a gente leva, mas o que a gente deixa.”



 

É isso que eu gostaria de falar sobre esse livro lindo e tocante, espero que vocês tenham gostado da resenha, recomendo a leitura, vale muito a pena, se já leu comente o que achou do livro, beijos e se cuidem.

3 comentários:

  1. Um livro tocante. Costumo dizer que após essa leitura eu mudei o modo de ver a vida. O sentido da vida melhor dizendo. Chorei com os personagens. Posso dizer que foi uma das Minhas melhores leituras do ano.
    Beijos
    Ingrid Faria

    ResponderExcluir
  2. Ainda não parei p ler esse livro... mas a cada resenha que leio fico mais apaixonada por ele!!

    Bjs
    Roberta

    ResponderExcluir
  3. Livro maravilhoso. Eu amei. Achei lindo,tocante. Ansiosa para o filme. Adorei a resenha.

    ResponderExcluir