quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Resenha #5: Os 13 Porquês.


Boa tarde leitores, hoje eu vim falar um pouco do livro “Os 13 porquês”, eu sei que existem milhões de resenhas sobre esse livro na internet, mas eu gostaria de passar o meu ponto de vista a respeito do livro.

Sinopse: Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra na porta de casa um misterioso pacote com seu nome. Dentro, ele descobre várias fitas cassetes. O garoto ouve as gravações e se dá conta de que elas foram feitas por Hannah Baker - uma colega de classe e antiga paquera -, que cometeu suicídio duas semanas atrás. Nas fitas, Hannah explica que existem treze motivos que a levaram à decisão de se matar. Clay é um desses motivos. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.

Resenha: O livro é uma narrativa onde Clay nos apresenta a história de Hannah uma garota que cometeu suicídio e deixou 13 fitas que contam os motivos que levaram ela a cometer esse ato, na verdade o livro vai nos mostrar como o protagonista Clay está reagindo no presente ao ouvir as fitas e os nomes que são citados, vai descrevendo suas reações e seu percurso ao decorrer do livro, porque além das fitas, Hannah deixou também um mapa com alguns pontos em locais onde aconteceram fatos explicados nas fitas. Muitas pessoas elogiam esse livro e dizem que é perfeito, mas eu preciso discordar, eu senti um pouco de cansaço enquanto estava lendo, fiquei apreensivo esperando a fita que falava sobre o Clay chegar e quando finalmente chegou foi a mesma coisa que “nada”. Talvez seja o momento em que eu li a história, porque ela é MUITO voltada para os adolescentes, porque sinceramente os motivos que a Hannah apresentou foram um pouco fracos, tinha momentos que ela deixava as coisas acontecerem com ela e não tomava uma atitude, não apresentava uma reação. Outro ponto que não me agradou foi o final, o protagonista da última fita foi uma coisa meio que “nada a ver com a história” fiquei com a impressão de que o autor ou estava cansado da história que ele criou e não quis desenvolver o último capitulo ou ele não sabia como terminar o livro, e a melhor parte do livro é o desfecho (pelo menos para mim rs). Mas no geral foi um bom livro, consegui aproveitar a leitura e até recomendaria para um amigo mais jovem talvez, sem contar que o livro tem uma mensagem muito boa, ele é quase uma campanha contra o suicídio e esse ponto é o que se sobressai na história.


Bom por hoje é isso, vocês já leram ou querem ler esse livro? Deixem nos comentários, a sua opinião a respeito, beijos e abraços!

4 comentários:

  1. Oi,
    Que pena você não ter gostado muito do livro.
    É a primeira vez que leio uma resenha com esse ponto.
    Ainda quero muito ler o livro :D

    bj
    @saymybook
    saymybook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, Luiz.
    A minha opinião desse livro foi um pouco diferente da sua. Eu entendi sim todos os motivos dela ter se matado. Ainda mais uma adolescente que é tudo 8 ou 80. Me coloquei no lugar dela e entendi sua situação. Eu gostei bastante do livro.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Oi Luiz,
    Não li esse livro e não tenho intenção de lê-lo, portanto, não posso opinar sobre suas características. Mas gostei muito de ler seu ponto de vista sobre ele, é bastante comum que a gente formule opiniões diferentes, satisfatórias ou insatisfatórias.
    Parabéns pela resenha!
    Beijos - Historiar

    ResponderExcluir
  4. Olá Luiz. É sempre bom ver um ponto de vista que difere dos outros. Quando eu li este livro eu fiquei "wow", porque eu realmente adorei, entendi e ele me inspirou para escrever as crônicas suicidas — a desconstruir os personagens gradativamente. Preciso escrever a minha resenha.
    Abraços trevosos,
    poisonouslytherin.tumblr.com

    ResponderExcluir